Piso Radiante é o sistema de aquecimento, que nos últimos anos tem tido um maior crescimento, uma vez que proporciona aos utilizadores inegáveis vantagens, nomeadamente o conforto.
De todos os sistemas de aquecimento existentes, o chão radiante é o que melhor se ajusta ao perfil óptimo de temperaturas do corpo humano.
Este perfil é aquele segundo o qual, a temperatura do ar à altura dos pés é ligeiramente superior ao da temperatura do ar à altura da cabeça.
Isto traduz-se numa percepção e sensação de maior conforto por parte do utilizador deste sistema.
Sente-se uma sensação de maior conforto, quando os pés se encontram a uma temperatura levemente superior à da cabeça. Este efeito consegue-se com o aquecimento por piso radiante gerando no chão temperaturas inferiores a 29ºC.
O emissor térmico é todo o chão da área, desta forma consegue-se um calor agradável e uniforme face ao fenómeno das zonas quentes e zonas frias que se obtêm com outros sistemas de aquecimento nos quais existe um número limitado de emissores de aquecimento.
Como a temperatura da superficie emissora (pavimento) é baixa (inferior a 30ºC), o movimento do ar quente (convecção) é impercéptível. Com a ausência de movimento de ar há menos movimento de pó conseguindo-se um ambiente mais higiénico e saudável
Consegue-se um maior espaço habitável, ao não utilizar sistemas de aquecimento visíveis (por exemplo radiadores), assim como também deixa de existir o risco de golpes ou queimaduras por contacto com eles.
É um sistema de aquecimento que oferece total liberdade de decoração de interiores. Pode dizer-se que é um aquecimento invísivel.
A economia energética média numa vivenda é de aproximadamente 20% face ao aquecimento por radiadores e superior se a compararmos com o aquecimento por convectores de ar.
Para uma mesma sensação térmica percebida pelo utilizador, a temperatura ambiente média de um local é inferior, se aquecida por piso radiante do que, se aquecida através de radiadores, convectores de ar, etc.
Ao aquecer através de outros sistemas a temperatura das zonas elevadas do local é maior (temperatura não sentida pelo utilizador).
Isto origina o desperdiçar de energia e em consequência o aumento da factura de combustível. Um outro factor importante de economia energética é a diminuição de perdas de calor na caldeira e nas condutas devido à menor temperatura da àgua de impulsão e retorno.
O sistema de piso radiante pode ser alimentado através de paineis solares térmicos o que incrementará ainda mais a economia energética inerente ao sistema.
Aquecimento sem manutenção a instalação não precisará de nenhuma manutenção desde o dia em que inicia o seu funcionamento (não é preciso pintar nem purgar nem realizar nenhuma outra tarefa periódica).
Lembre-se que o aquecimento é invisível.
Distribuição ideal da temperatura |
Distribuição de temperatura com |
|