Os acumuladores de água quente constituem a forma mais cómoda de gerar e conservar grandes quantidades de águas quentes sanitárias.
São assim a solução ideal par habitações, hotéis, balneários, restaurantes, etc.
Um sistema de acumulação caracteriza-se pela experiência de um reservatório/depósito que permite acumular um determinado volume de água quente que pode ser aquecida dos seguines modos: através de um sistema de Energia Solar, Caldeira a gás ou gasóleo, Recuperador a lenha ou eléctricamente.
- corresponde a um termoacumulador bem isolado em que a capacidade depende da quantidade de água necessária. Para uso normal conta-se com cerca de 40 a 50 litros de água quente a 50ºC por pessoa. Um acumulador de 100 litros permite cobrir as necessidades de uma família de 4 pessoas.
- Funciona com energia eléctrica sendo constituído por um depósito de água, que armazena a água que é aquecida por uma resistência eléctrica. Por este motivo, ao contrário dos esquentadores, o seu funcionamento não está dependente da pressão de água existente. No entanto, o aquecimento da água não é imediato. Dependendo da potência da resistência eléctrica e da capacidade do aparelho. É sempre necessário aguardar algum tempo até que a água aqueça e possa ser utilizada. Este sistema fornece uma quantidade de água regular e uma temperatura variável durante a utilização.